Letra cursiva vs letra bastão

Você sabe a diferença entre letra cursiva e letra bastão? A letra cursiva é aquela que chamamos carinhosamente de letra de mão, enquanto a letra bastão é a letra de forma.

Existe uma discussão sobre o uso de letra cursiva no processo de alfabetização, muitas crianças, e até mesmo suas famílias, ficam ansiosas em aprender a utilizar a letra cursiva antes mesmo de ter autonomia leitora. Já outras pessoas entendem que, diante de tanta tecnologia, onde se digita ao invés de escrever, a letra cursiva deveria ser extinta. Então vamos aos fatos!

Antes de mais nada, vamos observar o que determina a BNCC:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que os alunos do primeiro ano do ensino fundamental devem conhecer, diferenciar e relacionar todos os tipos de letra (não somente a cursiva e bastão) para, no segundo ano, aprender efetivamente a escrita cursiva.

Se considerarmos que nas mídias, livros, outdoors e todos os demais meios de comunicação visual encontramos diversos tipos de letras, já podemos ter uma primeira reflexão da importância de se aprender a letra cursiva.

Outro dado importante é que alguns estudos realizados por neurocientistas defendem que o uso da escrita cursiva exige maior esforço de integração entre algumas áreas do cérebro (motoras e simbólicas) responsáveis pelo pensamento e linguagem, estimulando a organização da escrita e percepção de espaço, ou seja, faz com que o cérebro pratique “musculação” e fique mais ávido e fortalecido.

A letra cursiva também permite uma escrita constante, sequencial, permitindo que o escritor não perca a linha de raciocínio, além de conferir maior velocidade à escrita, proporcionando concentração e foco na produção de textos mais coesos.

Porém, antes mesmo de nos preocuparmos sobre qual tipo de letra a criança deve aprender, precisamos fornecer condições para que a criança tenha chance de se expressar, e proporcionar exercícios, nas idades anteriores a alfabetização, que contribuam para o processo da escrita, como brincar de massinha, descascar alimentos, empilhar blocos, pegar grãos, abrir e fechar garrafas, etc.

A criança deve ser livre para escolher a letra que tem maior facilidade de escrita, o importante é que seu processo de aprendizado seja respeitado e ela desenvolve as habilidades necessárias para ser tornar uma leitora autônoma.