5 dicas para volta às aulas sem estresse

Para algumas famílias, o momento de volta às aulas pode ser um pouco estressante, reorganizar a rotina, compra de material escolar, conter a ansiedade das crianças, enfim, muitos desafios podem surgir.

Por isso, eu vim aqui trazer 5 dicas para tornar esse momento prazeroso e tranquilo. Vamos lá?]

1- Retorne a rotina de horários dias antes da volta às aulas, já estabeleça os horários de dormir, acordar e refeições, de acordo com o que precisará ser cumprido no dia a dia da criança. Assim, o organismo dela já vai se acostumando e ficará mais fácil para criança acordar cedo, dormir cedo e sentir fome nos horários das refeições escolares.

2- Traga um contato visual da criança com a escola, principalmente, se a criança estiver mudando de escola ou se for a primeira vez dela. Esse contato visual pode ser fazendo uma visita até a escola, passar em frente ou mostrando algumas imagens do instagram, por exemplo. Quanto mais previsibilidade trazemos para a criança, mais segura ela se sente.

3- Ajude a criança relembrar bons momentos que vivenciou na escola ou conte boas histórias de quando você frequentava escola. Com isso, a criança terá uma sensação positiva do ambiente escolar.

4- Convide a criança para participar da organização da mochila e material escolar, da escola do cardápio de lanches da semana ou até mesmo dos itens do kit higiene, por exemplo. Ao participar desse processo, ela se sentirá pertencente e ficará mais disposta a colaborar.

5- A última e mais importante de todas as dicas. Esteja emocionalmente disponível para sua criança, mesmo aquelas que são sociáveis ou já frequentam escola, podem apresentar um pouco de resistência ao ter que se separar da família após um longo período juntos.

A comunicação entre família e escola é essencial para o sucesso na volta às aulas das crianças!